SEJAM BEM VINDOS

ESTE CURSO É MUITO SÉRIO E É PRECISO QUE VOCE SIGA AS INFORMAÇÕES ABAIXO PARA OBTER ÊXITO NO CURSO:
1. INICIE SEUS ESTUDOS NOS ARQUIVOS QUE FICA NA PARTE DE BAIXO DO BLOG. COMECE COM O NÚMERO 1- BOAS VINDAS NO ANO DE 2010.
2. PARA MELHOR APROVEITAMENTO É NECESSÁRIO QUE VOCÊ POSTE COMENTÁRIOS EM TODAS AS POSTAGENS. O QUE VOCÊ ESCREVE APARECE DEPOIS DE 48 HORAS NO BLOG. POR ISTO NÃO SE PREOCUPE SE POSTAR E NÃO APARECER. NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR NOME E ESTADO NO FINAL DE CADA POSTAGEM.
3. ESTE CURSO GRATUITO FOI CRIADO COM O OBJETIVO DE LEVAR INFORMAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E CURA DE DOENÇAS CAPILARES E GRAÇAS A DEUS TEMOS ALUNOS DE TODO O BRASIL MUITOS SATISFEITOS E QUE HOJE JÁ SÃO TRICOTERAPEUTAS FORMADOS E POR ISTO DESEJO A VOCÊ BONS ESTUDOS E QUE DEUS ABENÇÕE A TUA VIDA.

sábado, 29 de maio de 2010

6- HISTÓRIA DA TRICOLOGIA

Este texto tem alguns assuntos interessantes:
1. Fala que, em 1902 Williams usou raio x para analisar o fio de cabelo e hoje, depois de 116 anos, já temos aparelhos moderníssimos que nos permitem ver até as cutículas do cabelo. É o "MES" ou "Microscópio Eletrônico de Varredura". Este aparelho é usado por cientistas e estudiosos do cabelo.
2. Começou na década de 50 um estudo do fio de cabelo, que na verdade serviria somente de comparação com a lã de carneiro. Este estudo foi feito pelas industrias têxteis.
3. Vemos que, em 1902 também foi criado o Instituto de Tricologia. Será que aqui no brasil, onde as mulheres se preocupam muito com os cabelos, não deveria haver um instituto de estudos de cabelo? Será que os dermatologistas não deviam se especializar mais nesta área, assim como os cabeleireiros?
Eu percebo que muitas empresas de cosméticos passam alguns ensinamentos básicos sobre tricologia nas famosas "aulas de reciclagem", que na verdade só querem vender produtos.

ATT.
PROFESSORA MAÍSA

106 comentários:

  1. Oi maísa.Sabe, sou muito ocupada.Às vezes deixava tudo p/ ir a eventos,"cursos" com profissionais esse ou aquele,todos muito famosos e sempre me decepcionei muito porque percebia que o interesse real alí era venda de produtos e não passar conhecimentos.Parei de ir.Claro que sempre se pega uma coisinha aqui, outa ali,mas não valia á pena deixar os clientes na mão 1 ou 2 dias.Sol.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que aqui no Brasil deveria ter vários instidetutos de estudos sobre os cabelos,e os dermatologistas e cabeleireiros também deveriam se dedicar mais porque eles sempre indicam o mesmo produto sem saber o resultado que na maioria das vezes o cliente fica insatisfeito...
    Rejane

    ResponderExcluir
  3. CONCORDO PROFESSORA. JÁ PERDI MUITO TEMPO INDO A CURSOS COMO ESTES, ONDE NÃO CONSEGUIMOS ACABAR COM NOSSAS DÚVIDAS. AQUI NO NOSSO PAÍS JÁ DEVERIA TER SIM CONHECIMENTO MAIS ABANGENTES SOBRE O TRICOLOGIA PARA QUE POSSAMOS TABALHAR COM MAIS SEGURNAÇA, APRENDER A INTERPRETAR UM PRODUTO, SABER COMO ELE REALMENTE AGE NO FIO E NO COURO CABELUDO DAS PESSOAS. UMA VEZ QUE SABEMOS QUE NOSSAS NECESSIDADES SÃO DIFERENTES. ÀS VEZES PASSAMOS DIFICULDADES EM ANALISAR UM CABELO POIS NUNCA SABEREMOS A REAÇÃO QUE CADA UM VAI TER. PARA ALGUNS O PRODUTO É EXCELENTE, PARA OUTROS, MESMO COM A TEXTURA E OLEOSIDAE DO FIO SEMELHANTE O MESMO PRODUTO NÃO SERVE. PRECISAMOS MESMO É MUDAR ESSA NOSSA REALIDADE E IR EM BUSCA DE MAIS CONHECIMENTOS PARA SABERMOS REALMENE QUE TIPO DE ATITUDE DEVEREMOS TOMAR NESSAS SITUAÇÕES.
    ANTONIA FLAVIA

    ResponderExcluir
  4. Aqui no Rio existe algumas linhas decométicos que colocam nas lojas de revenda aparelho de análise dos fios. Acho bastante enteressante mais tudo com fim lucrativo. Porque o povo não sabe nada sobre hidratação, saúde ou cuidados com fios.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com os comentários acima;estava quase parando de trabalhar como cabelereira,não achava motivação,pois todas as reciclagens que ia era sempre a mesma coisa: venda de cosméticos e nunca solução para problemas capilares...

    ResponderExcluir
  6. Sim, sou um caso clássico de quem aprende por cursos de empresas, mas até então....
    fzr o que ?

    ResponderExcluir
  7. é verdade, os cursos são sempre para vendas de produtos e isso acaba desmotivando agente.

    ResponderExcluir
  8. APOIADO.acho que aqui no brasil a grande interesse de todos é o cappitalismo ou seja eles(as grandes industrias de cosméticos)podem até ter um conhecimento mas acaba passando por cima da sabedoria para vender aquilo que é conveniente.

    ResponderExcluir
  9. CONCORDO COM O SEU PENSAMENTO PROFESSORA. E NÓS DEVERIAMOS TOMAR UMA ATITUDE PARA FAZER ACONTECER. NOS ORIENTE COMO INICIAR ESSA MUDANÇA.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com voce Maisa os demartologistas e tambem os cabelerreiros deveriam sim se especializar mais nesta area,será que eles não percebem que as empresas de cosmedicos estõ apenas enteressados em vender...Edilene.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com as pessoas,muitas empresas tentam vender somente seus produtos,mas nem todos pensam desta forma porque eu vendo produtos,mas quero poder conhecer informar a realidade para meus clientes acima do capitalismo , a verdade...

    ResponderExcluir
  12. É verdade,podemos ver que de geração em geração as coisas mudaram.
    Hoje em dia é o que mais se ver é pessoas querendo vender o seu produto sem ao menos se importar se é bom ou ruim torno a dizer de acordo com as minhas postagens anteriores,é muito comprometedor aos nossos fios qualquer produto que eles vendem por aí obtendo a merchandagem "o marketing" deles e claro o lucrinho nos seus bolsos.
    Na minha opinião deveria sim ter outras formas de estudos aqui no Brasil e colaboradores como o caso dos dermatologistas,cabeleireiros e outros que pudessem ajudar a solucionar esse problema(como eu disse na postagem anterior).
    Enfim acho que uma das formas de acabar com esses "mercadinhos recicláveis" seria formando pessoas compromissadas a especificarem de maneira correta orientando á todos a melhor forma de tratamento aos fios sem causar danos e claro todos colaborarem um com o outro como os dermatologistas e cabeleireiros que é um caso muito complicado pois nem todos pensam da mesma forma cada um tem sua maneira de pensar.Bem pode ser difícil mas nada é IMPOSSÍVEL,basta começar a colocar em prática algumas destas idéias!

    ResponderExcluir
  13. Concordo plenamente no próprio curso que fiz esteve esse tipo de curssinhos com o a finalidade mais de venda de que conhecimento!!! É um absurdo!
    O fundo é todo comercial e não o conhecimento.

    ResponderExcluir
  14. Quando comecei a minha busca pela internet para encontrar algum curso de tricologia aqui em São Paulo, realmente fiquei surpresa, pois não obtive sucesso.
    Vou ter que procurar melhor e se alguém aqui sabe de algum, por favor me avise.
    Quanto a esta especialização por parte dos dermatologistas, seria sim melhor que tivéssemos mais profissionais especializados nesta área, porém como já foi mencionado, já existem tais especializações, talvez o que ainda não haja seja o interesse.

    ResponderExcluir
  15. com certeza que deveria existir os institutos
    aqui no brasil
    a precariedade de informaçoes nessa área é muito grande

    ResponderExcluir
  16. DEVRIA EXISTIR MAIS ESCOLAS PARA TRICOTERAPEUTAS.MUITOS ESTADOS ESTÃO PRECISANDO COM URGENCIA.

    ResponderExcluir
  17. concordo,estou sempre correndo atrás de todo conhecimento possível,mas tem pouco conteúdo,muito comercio,mas ...sabe q vejo uma luz no fim do túnel.beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Maísa, gostei muito da parte do texto que fala que o objetivo das empresas é vender produtos. Eu mesma já fiz diversas análises do meu cabelo em lojas de cosméticos, e elas vão "empurrando" os produtos na gente sem uma boa orientação. Só vão pondo x nas respostas sem se preocupar com a causa do problema capilar. Por exemplo, eu sei que a caspa muitas vezes tem causa emocional. Então eu posso comprar o shampoo mais caro para caspa, que se meu emocional não estiver bom, não vou resolver meu problema. Por isso parei de confiar nessas análises capitalistas e agora quero aprender com a tricoterapia. Quanto mais leio mais fico animada.
    Um abraço
    Vaninha

    ResponderExcluir
  19. A necessidade de passar conhecimento sobre tricologia só demonstra que independente do objetivo, são informações preciosas para que atua na área.

    ResponderExcluir
  20. Realmente deveria existir mais compromisso,da área de saúde e beleza com a população que se arisca com procedimentos inadequados, com preços altissímos de produtos que não funcionam,mas a falta de informação e o desinteresse tomam conta do nosso Brasil, infelizmente o lucro de empresas de cosmeticos de laboratorios esta ainda tendo mais valor que a saúde não só dos cabelos,mas a saúde de um todo deixada de lado.
    A tricologia mostra que o bonito e o que esta na moda é a saúde.

    ResponderExcluir
  21. é muito dificil para o cabeleireiro, identificar o problema mandar o cliente a um dermato e depois ver que o dermato sabe muitas vezes menos que nós pois eles estão mais interessados na parte corporal e facial.

    ResponderExcluir
  22. Isso é plena verdade as empresas estão interessadas realmente apenas na venda dos seus produtos e rotulando os cursos com os mesmos.
    Encontrar especialista na saúde do cabelo é muito dificil. Dermatologistas estão realmente com a maior preocupação da pele, esquecendo ou deixando de lado o cabelo. Ai que entra a função do tricoterapeuta devolver a saúde capilar;

    ResponderExcluir
  23. Na minha opinião os dermatologistas deveriam sim entender mais de tricologia e os cabelereiros em vez de entrar em cursinhos de reciclagem onde muitas das vezes veem alguns ensimamentos sobre tricologia deveriam de se aprofundar mais em seus conhecimentos para serem Tricoterapeutas e saberem realmente o que o cabelo de suas clientes precisam.

    ResponderExcluir
  24. Sou cabeleireira a muitos anos e n sabia quando e como surgiu o interesse pelos cabelos

    ResponderExcluir
  25. Sou cabeleireira e já participei desses curdos que só enganam a gente e empuram produtos que não servem pra nada.

    ResponderExcluir
  26. Vou a todos os cursos de reciclagem mais levo comigo um bolso furado e o outro fechado,pois quando a informaçao é séria eu guardo no bolso fechado e quando ela não é a deixo cair no vento.Precisamos ir a estes cursos pois a industria cosmetica despeja muitos produtos em nossas prateleiras. O estudo voltado a cosmetica e a quimica organica e inorganica, não deixa as empresas nos enrolar, portanto o segredo é ter conhecimento para poder argumentar e escolher se estes produtos atendem ou não ao seu serviço.Abraços

    ResponderExcluir
  27. Realmente em todos os cursos de reciclagem nem sempre nos dão informação que esperamos e sim somente o que lhes é satifatorio ao seus produtos,agora com esse curso será muito mais facil na cair no conto de fadas dessas empresa....

    ResponderExcluir
  28. Nunca ouvi falar sobre curso de tricologioa,por isso acho q tenho muito o q aprender...

    ResponderExcluir
  29. Oi.
    Tenho plena convicção de que a Tricoterapia pode vir a ser uma profissão regulamentada. Hoje Cabeleireiro é um profissional autônomo que não tem direitos trabalhistas e muitas vezes se vê na rua sem nenhum direito. Não sou adepta de paternalismo governamental, mas ter uma profissão regulamentada é muito importante para a segurança futura do profissional.
    Penso que a Tricologia poderia vir a ser um curso tecnólogo superior de 2 a 2,5 anos, com reconhecimento do MEC, e em sistema de EAD. Sei que tem que haver aulas práticas e de laboratório, mas muitas faculdades que teem EAD, podem fazer a montagem de um laboratório, ao menos num Campus central por estado. Teria que encontrar uma escola interessada e passar para a ação.
    Conheço cabeleireiras que fizeram faculdade de pscologia, jornalismo, e que ao terminarem os estudos viram que essas profissões não lhes remunerava a contento, e que precisariam trabalhar para outros, e não em seu próprio negócio. Acabaram desistindo e voltando ao negócio de salão.
    Ser um Tricoterapeuta formado em nível superior e também atuar como cabeleireiro seria ideal.

    Abraços

    ResponderExcluir
  30. Sim, aqui no Brasil existe essa lacuna. Vemos tantas adolescentes e mulheres adultas buscando informacoes ( e quando as encontram muitas vezes sao equivocadas) para tratar do que elas consideram seu patrimonio precioso: os cabelos. O que esta acontecendo `e que, em vez de estudos e informacoes serias, o estimulo ao consumismo desenfreado vem atingindo niveis preocupantes. Um Instituto de Estudos do Cabelo urge...

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Somos privilégiadas por existir a tricoterapia, tenho muito que aprender. As empresas estão interresadas apenas em ganhar dinheiro, e o Hospital do Cabelo em implantar conheçimento!!

    ResponderExcluir
  32. Oi!
    somos privilégiadas por existir o microscópio, pois, é a maneira de indentificar as doenças do couro cabeludo. E um prazer estar participando deste curso.

    ResponderExcluir
  33. O que me empolga neste assunto é o estudo do fio de cabelo, diagnóstico e soluções.

    ResponderExcluir
  34. É muito importante saber e conhecer o curso que esta frequentando e a responsábilidade com que vai sair deste curso. Muitos tentam tirar proveito de pessoas que querem aprender e acabam iludindo essas pessoas, que saem destes cursos achando que estão aptas a exercer a profissão, muitas vezes fazendo diagnósticos errados, causando danos as pessoas que sofrem com problemas capilares.
    Acho de extrema importancia ter um Instituto de Tricologia no Brasil.

    ResponderExcluir
  35. bem muito interessante o q williams fez, mas pergunto ele conseguiu visualizar e estudar o fio? mas graças a Deus hoje a tecnologia nos proporciona instrumentos p diagnosticar e solucionar problemas q em outra épocas seriam mais difíceis de resolver.

    ResponderExcluir
  36. Bom dia!
    Muitas coisas precisam ser mais analizadas pelos nossos governantes responsáveis pelo nossa educação no país. Precisam mesmo mudar certos conceitos e certas grades curriculares e exigirem mais dos profissionais habilitados.
    "De mais um no mercado de trabalho não precisamos. Precisamos mesmo é do diferenciado - o que realmente sabe o que fala, sabe o que se faz. Não daquele que simplesmente fala: vamos tentar."

    ResponderExcluir
  37. Uma vez fui a um salão que dizia "Fazemos anamnese dos cabelos" Quando cheguei lá, a cabelereira só olhou meus cabelos, me perguntou o que o que eu tinha feito e disse: Seus cabelos estão fracos por causa da química, vamos fazer umas hidratações..." Tenha santa paciência!!!

    ResponderExcluir
  38. Sem dúvida ainda há muito o que se estudar sobre o cabelo, e as empresas de cosméticos precisam vender, é só nisso que elas pensam!!!

    ResponderExcluir
  39. Exatamente isto. Participo sempre de cursos que particularmente ajudam sim, pois trazem novas técnicas de coloração e cortes, mas quando se chega na parte de tratamento, dito como, reconstrução capilar, plástica capilar, cauterização, e tudo mais que promete trazer de volta a vida ao fio capilar, vejo que é realmente uma questão de marketing e venda. Me lembro de um dos cursos, de uma marca famosa no mercado nacional e internacional (prefiro não dizer qual), o técnico responsável pelo curso, não me soube explicar os princípios ativos de um suposto anti quedas e de um anti caspas, ou como estes estariam agindo em situações diferentes de nível de problema, pois a concentração do ativo sempre a mesma? O grau de uma patologia é identico em todos pacientes? Enfim, soube apenas em termologia "decoreba" falar supercialmente sobre o que foi treinado a dizer, e me disse que iria pesquisar e me informar depois, o que não ocorreu, e que me deixou além de descontente, incrédulo neste segmento cosmecêutico recém lançado pela empresa. O que foi apresentado no texto é totamente coerente à realidade!

    ResponderExcluir
  40. Olá Maisa, já mencionei anteriormente, que cabelo é assunto de saúde, na profissão de cabeleireiro não existe uma receita de bolo, cada pessoa é individual, o que serve pra um, nem sempre dar certo para o outro, portanto sou a favor do conhecimento mais profundo e aqui no Brasil deveria ter faculdades de tricologia e para ser cabeleireiro deveria ter o terceiro grau. Tem muita gente por aí se achando DR participando apenas de algumas palestras sobre o assunto nem se quer é um curso. Muito bom essa profissão de tricoterapeuta, que deveria atuar como o fisioterapeuta, o nutricista, o psicólogo.

    ResponderExcluir
  41. É MUITO PREOCUPANTE AS EMPRESAS SO QUEREM VENDER.E NADA DE ESTUDO SOBRE O CABELO.

    ResponderExcluir
  42. Em 1902 começou a dar mais importancia ao estudo do cabelo ainda bem .Pois o cabelo mexe muito com a auto estima das pessoas

    ResponderExcluir
  43. As empresas de cosméticos só se preoculpam com o marketing do produto, ir a fundo no problema é difícil, mas seu blog ta muito rico, estou aprendendo coisas maravilhosa e gostaria de saber se existe o seu curso em SP. Pois cabelo é saúde alto estima...

    ResponderExcluir
  44. Acho que deveria existir mais pessoas dispostas a ensinar, como você, Maisa.

    E menos empresas dispostas a concorrer umas com as outras na venda de cosméticos.

    Quem ganharia com isso seriam as pessoas satisfeitas e seus cabelos saudáveis, que são o foco do ensino da tricoterapia.

    ResponderExcluir
  45. Concordo as Empresas tem mais interesse em vender cosméticos do que treinar os seus profissionais

    ResponderExcluir
  46. Como o cabelo é visto mais como estética, não se dá a importância devida. Mas quando um tricoterapeuta ve a reação de um tricopaciente que obteve êxito no resultado de um tratamento para seu caso de um cabelo doente, então a sensação é muito gratificante, porque o paciente viu a diferença em um profissional que olha para o cabelo e entende a necessidade de um tratamento específico onde qualquer produto ou indicação dada por pessoas não vai adiantar. A pessoa com um cabelo doente, perde a auto-estima, fica triste e desamparado quando não encontra uma solução.Por isso a necessidade de crescimento nesta área é muito importante para atender a grande procura que já existe no mercado. O que falta são profissionais qualificados. E para isto, realmente a grade curricular do curso de dermatologia deve abranger mais seus estudos nesta área. Deve também ser implantados mais cursos voltados para tricoterapia onde cabeleleiros ou pessoas interessadas possam se qualificar de forma séria e reconhecida.

    ResponderExcluir
  47. Isso é verdade, as empresas preocupão-se só em vender em visar lucros o resto que se dane, ainda bem que existe os tricoterapeutas. Ilzenê

    ResponderExcluir
  48. Concordo plenamente com voce. Acredito que as empresasnao tem como objetivo tratar dos cabelo e sim o lucro.
    Neide.

    ResponderExcluir
  49. É verdade as empresas só querem dar os seus shous e vender seus produtos sem nem se preocupar com os profissionais e com as pessoas que vam usar seus produtos.

    ResponderExcluir
  50. realmente o marktim para vender produtos tem uma area enorme mas não tem eficacia e credibilidade a categoria cabeleireiro cresceu muito mas somente para deixar mais lizos e coloridos esquecendo a etica de dar ao nosso cliente beleza e saude

    ResponderExcluir
  51. É necessário um maior interesse dos profissionais da área no estudo mais profundo do cabelo.

    ResponderExcluir
  52. REALMENTE ESSAS RECICLEGENS SÓ SERVEM PARA VENDEREM SEUS PRODUTOS

    ResponderExcluir
  53. o avanço tecnológico é fundamental para que possamos aprimorar nossos conhecimentos. Infelizmente nem sempre temos acesso a cursos sem intenções comerciais. Temos que saber separar o joio do trigo e ter a capacidade de absorver o que é realmente interessante, sem cairmos na tentação da mídia

    ResponderExcluir
  54. É verdade, nas grandes indústrias, tudo o que aprendemos está relacionado aos seus produtos. Preciso de algo mais profundo.

    ResponderExcluir
  55. Por isso estou fazendo faculdade de História! Quero me especializar em cabelos!

    ResponderExcluir
  56. Certissima, eu quando sou convidada a estes cursos de venda de produtos nem perco meu tempo, quando vejo que não saíra dali algo de interessante para acrescentar em meus conhecimentos.
    Bjs
    Mariana Machado ;)

    ResponderExcluir
  57. Concordo plenamente! Mas penso que nunca é tarde para começar!! Se quiser que seja agora, estamos aqui para ajudar a fortalecer cada dia mais essa área tao maravilhosa!

    ResponderExcluir
  58. Pena os profissionais nao se unirem para expandir conhecimento.

    ResponderExcluir
  59. Concordo plenamente.

    Márcia

    ResponderExcluir
  60. hoje com vasto mercado de marcas de cosmeticos as empresas nao estao se preocupando com a saude dos cabelos por isso encotran se fios opacos sem vida bonitos superficialment maquiados por escovas

    ResponderExcluir
  61. acho que só a profissionalização reconhecida pode mudar os rumos que a area da beleza esta tomando

    ResponderExcluir
  62. Texto interessante .E concordo e muito com o ultimo parágrafo.

    ResponderExcluir
  63. estou terminando o curso de cabelereira e já percebi que os produtos apenas maquiam os fios e seu uso constante só prejudicam

    ResponderExcluir
  64. é verdade , é por esse motivo que estou adorando a oportunidade de fazer este curso e me aprofundar nos conceitos do cabelos.

    ResponderExcluir
  65. A uma carência dedermatologia e cabeleireiro aprofundar nesta área

    ResponderExcluir
  66. esse BLOG fantasiado de CURSO ON LINE é uma verdadeira VERGONHA! procurem um lugar sério para estudar essa incrível profissão que é a Tricologia, mas não caiam na idéia de que um cursinho on-line vai te profissionalizar.
    MAISA devia ser PRESA!

    ResponderExcluir
  67. O trabalho conjunto do profissional com o dermatologista resultará em excelência para a clientes

    ResponderExcluir
  68. Perfeito! É isso mesmo o que ocorre na maioria deles. De fundamental quase nada.

    ResponderExcluir
  69. Desde que dediquei a profissão senti a necessidade de aprofundar e ainda não tinha visto um curso assim.

    ResponderExcluir
  70. deveriam aprofundar, para que os cabeleireiros fossem cada vez mais capacitados

    ResponderExcluir
  71. Concordo mais uma vez com você professora Maisa. Em minhas idas e vindas ao dermatologista e cabeleireiro, sinto muito a falta de um tratamento eficaz. Os profissionais necessitam se aprofundar com certeza. ATT, Mariana

    ResponderExcluir
  72. Com certeza,deveriam cada vez mais aprofundar melhor na causa do problema sem foca o resultado final ja de cara...mostra primeiro PROBLEMA.....

    ResponderExcluir
  73. concordo plenamente,esta faltando profissionais capacitados para exercer tais profissoes.

    ResponderExcluir
  74. Hoje em dia já existi o curso de pós graduação de tricologia e Terapia Capilar na Anhembi Morumbi aqui em São Paulo.

    ResponderExcluir
  75. tudo que venha para agregar é bom

    ResponderExcluir
  76. Concordo plenamente com você,precisamos de cursos mais profundos neste assunto,para sermos realmente profissionais.

    ResponderExcluir
  77. Vejo que ,apesar de ter vários certificados das famosa aulas de "reciclagem", não tenho conhecimentos necessários , a não ser o básico e eu que achava que sabia muito. Já são vários anos na profissão e gostaria de ter feito este curso de tricoterapia há muito tempo atrás. Na época não teve como ,mas nunca é tarde e agora quero muito me especializar nesta área, São muitos clientes com os cabelos doentes, que nos procuram todos os dias. Quero tratar destes cabelos com muito carinho e sabedoria.

    ResponderExcluir
  78. Infelizmente a prioridade é o visual, a "maquiagem" capilar com colorações, apliques, silicones, progressivas e afins.

    ResponderExcluir
  79. Sempre busquei aprofundar-me melhor nesse assunto, estou contente com essa descoberta pois tinha minhas suspeita sobre o que o cabelo poderia me dizer, e o que poderia fazer que tais cabelos. Estou no inicio e já estou ansiosa com os demais temas. Eliana Passos, Jacobina-BA

    ResponderExcluir
  80. Realmente o objetivo das reciclagens é mais marketing poucas novidades. Vane

    ResponderExcluir
  81. Os lançamentos de aparelhos tem todos são eficais melhor aprofundar os conhecimento.

    ResponderExcluir
  82. Sempre melhor o conhecimento do que so pelo os lançamento de aparelho.Genilda

    ResponderExcluir
  83. é bom saber que o estudo do cabelo existe há tanto tempo,e ,de fato,o comportamento dos profissionais da área deixam muito a desejar,já fiz tantos cursos desse tipo e,acredite ,era uma decepção após outra,não tinham essa sinceridade,de ensinar uma recuperação real di senhor cabelo.

    ResponderExcluir
  84. ANTES DE ADQUIRIR QUALQUER PRODUTO PROCURO ESTUDAR PESQUISAR OS REPRESENTANTES QUEREM VENDER, MAS NOS CABELEIREIROS TEMOS A RESPONSABILIDADE DOS VERDADEIROS RESULTADOS.POR ISSO DEVEMOS OBTER CONHECIMENTOS.

    ResponderExcluir
  85. Verdade, aqui no Brasil só pensam em comercio, os maiores interessados, as industrias de comesticos só pensam no visual externo, aonde acabamos vendo muitas cagadas por ai.

    ResponderExcluir
  86. Nooossa somos muito carentes de informação e formação, as empresas só querem vender o "seu" produto e compartilhar conhecimento...nada!

    ResponderExcluir
  87. Concordo com o seu pensamento Maísa. O Brasil poderia ser pioneiro em estudos referentes ao cabelo. Mas para isso, todos deveriam pensar igual a nós e não somente pensar, mas agir de acordo com os pensamentos.

    ResponderExcluir
  88. Como vendedora de cosméticos, sei bem como essa indústria funciona!!

    ResponderExcluir
  89. Verdade, esses cursos de reciclagens, só servem para vender produtos, mas muitos cabeleireiros não se importam em se aperfeiçoar, só querem facilidades e nome para se engrandecer

    ResponderExcluir
  90. Realmente um Instituto de Tricologia com ramificações em vários estados seria o ideal. Já existem algumas faculdades no país que estudam Sr Cabelo com mais profundidade, mas a de Tricologia não sei se existe no Brasil.

    ResponderExcluir
  91. Realmente um Instituto de Tricologia com ramificações em vários estados seria o ideal. Já existem algumas faculdades no país que estudam Sr Cabelo com mais profundidade, mas a de Tricologia não sei se existe no Brasil.

    ResponderExcluir
  92. Realmente um Instituto de Tricologia com ramificações em vários estados seria o ideal. Já existem algumas faculdades no país que estudam Sr Cabelo com mais profundidade, mas a de Tricologia não sei se existe no Brasil.

    ResponderExcluir
  93. Os dermatologistas deveriam estudar a Tricologia com mais profundidade, assim como fazem com a área estética. Já fui em alguns médicos dermatologistas por causa de queda de cabelo e tive poucos resultados.

    ResponderExcluir
  94. É incrível saber que esse estudo não é algo tão recente como eu pensava, a diferença é que nunca se aprofundaram tanto neste tema como vocês se aprofundaram e se disponibilizam em passar para nós curiosos e apaixonados pela profissão, todo esse conhecimento. De fato essas jornadas técnicas que certas empresas fazem têm o intuito da comercialização de seus produtos, e sempre passam superficialmente sobre o assunto da Tricologia (talvez pelo fato de não saberem profundamente esse assunto). Hoje em dia se formam milhares de Cabelereiros no Brasil por ano, muitos vivem batendo cabeça por ai a fora, justamente porque não tem noção de quanto é amplo esta área da beleza, e são poucos os que procuram se diferenciar da maioria, como nós estamos fazendo aqui.

    ResponderExcluir
  95. Sem dúvidas o Brasil precisa de uma unidade séria sobre saúde e tratamento capilar.

    ResponderExcluir
  96. Entao..complicado isso né!!!!seria tao mais fácil se as pessoas responsaveis fossem mais responsáveis!!!!

    ResponderExcluir
  97. Verdade professora muitas escolas , mas muita apresentação de produtos se ensinar
    como se atende e como se trata de verdade. seu curso é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  98. Existem soluções que desconhecia, o tricograma (caro) é um deles. A aplicação de raio ultravioletas. Confio muito nos tricoterápicos e gostaria de conhecer mais deles.

    ResponderExcluir
  99. muito comércio e pouco aprendizado nos cursos de reciclagem.

    ResponderExcluir
  100. Se houvesse um estudo serio s dermatologistas e os cabeleireiros que participam desta reciclagem que não levam a caminho algum.
    Poderíamos ter resultados maravilhosos nesse problema que afeta uma grande parte da população sendo ela masculina ou feminina.
    Não e somente publico adulto que passam por isso o infantil e o adolescente tbm.

    ResponderExcluir
  101. Para vender produtos que muitas vezes não têm qualquer efeito no problema do cliente, apenas maquiagem, ou que até podem agravar a patologia.

    ResponderExcluir
  102. Concordo, no nosso país infelizmente visa-se muito o lucro das empresas, também acho que ir a dermatologista tratar de cabelo é tempo e dinheiro perdido, já ví varias pessoas que não obtiveram melhora alguma no seu problema, mas talvez mais importante que tudo seria as pessoas pensarem bem antes de colocar qualquer coisa nos cabelos, como o formol por exemplo, todo mundo sabe que faz mal mas poucas pessoas abrem mão, isto é uma dificuldade que encontro no meu salão, já que há algum tempo não uso mais fornol.

    ResponderExcluir
  103. Concordo com a observação de q a maioria dos produtos oferecidos pela indústrias cosméticas são pura maquiagem, não vão ao fundo dos problemas.

    ResponderExcluir
  104. marinilda batista da silva19 de abril de 2015 às 17:26

    que riqueza de conhecimento,estou amando,

    ResponderExcluir
  105. É mesmo, são aulas muito básicas e falam sempre a mesma coisa. Mudam-se as empresas, as terminologias e os educadores, mas os cursos são os mesmos...

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelos seu comentário. Ele vai ser postado aqui em breve. Que Deus abençõe a tua vida e você tenha paz e felicidade no coração.